SALA DE LEITURA


FARMÁCIA LITERÁRIA 2021 – 2ª edição



Conforme a professora Raquel está divulgando, segue link com regulamento e maiores informações para participação no evento Farmácia Literária 2021






___________________________________







Apresentamos a Biblioteca Virtual Interativa da Sala de leitura Cecília Meireles.

Para acessar, utilize o link https://www.canva.com/design/DAEYYFemYTU/-yDR0yBW9R7upg4jUc0GQw/view?utm_content=DAEYYFemYTU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink

Acesse e divirta-se no mundo da leitura! 



PERÍODO DE 12/04 A 20/04


6º e 7º anos 

 

Olá alunos, espero que estejam bem!

E em breve nos veremos. 


Texto: A menina que perdeu sua história  

Autora: Virgínia Rodrigues 

 

Avistei-a sentada na areia, cabelos ao vento, loiros como as searas douradas dos campos de trigo. Lembrou-me o Principezinho.

Era delicada, de semblante sereno, levemente corada como romã em início de estação. Brincava na areia, desenhava e construía castelos, sonhando talvez com palácios onde poderia ser princesa. Algo me atraiu nela e fiquei a observá-la de longe.

Aproximou-se uma gaivota, que pata-ante-pata, se colocou junto ao sol que a menina desenhara.

- O teu sol está triste. Porquê? – questionou timidamente a Gaivota Amarela.

A menina levantou o rosto e uma lágrima cinzenta escapou dos seus olhos. Cinzenta era a lágrima porque a tristeza também tem cor.

- A minha mãe é ilustradora e desenhou-me com amor, mas hoje disseram-lhe que eu não sou como as outras meninas! E assim, perdi a minha história. – respondeu-lhe ela, inclinando o rosto para a esquerda, como fazia sempre quando não compreendia as coisas dos adultos. O seu pescoço ficou mais curto, desaparecia assim, sempre que queria que o coração ficasse mais perto do seu pensamento.

- Olha bem para mim- sussurrou a Gaivota Amarela – não vês nada de estranho?

- Não…és muito bonita!

- Sou amarela! Já viste alguma gaivota amarela?

A menina arregalou os olhos e esboçou um largo sorriso.

- Ah! É verdade! Não tinha reparado! Só tinha visto a tua beleza!  És amarela como o sol!

- Escolhi ser amarela. Voo sempre junto ao Sol, onde o céu é de todas as cores, da cor que tu quiseres! Azul, como os teus olhos que tão bem combinam com a tua roupa; branco, para nele pintares um arco-íris; laranja para o beberdes no fim de tarde; preto, para viverem lá as estrelas…

Os olhos da menina encheram-se de brilho, e naquele momento a vida transformou-se em poesia.

- Tu és especial porque és única. Não há ninguém igual a ti! Foste feita com amor. A tua mãe colocou em ti o que de melhor tem dentro dela. - Afirmou a Gaivota Amarela.

-  Não percebo…eu ainda sou criança… e não entendo muito bem o mundo dos adultos! – desabafou a menina.

- Vou explicar-te! A tua mãe concedeu-te a imaginação e também a liberdade de seres aquilo que quiseres. Tu não és a menina que perdeu a história! Tu és a menina que vai escrever a tua história. E assim serás livre!

Ouvindo as palavras da Gaivota Amarela, a menina sentiu-se leve e feliz pela primeira vez naquele dia. Sabia agora que era única e que podia voltar para junto da sua mãe, que a esperava ansiosa pela criatividade multicolor, para desenhar outras meninas e meninos perfeitos, nos olhos de quem vê com o coração.

Fiquei feliz também, porque sendo eu uma estrela-do-mar com apenas quatro braços, percebi que por todas as areias por onde eu passar, a minha marca será sempre singular e o meu traço irrepetível como a menina que hoje começou a escrever a sua história.

 

Agora pense e reflita um pouco sobre essa história e coloque em seu caderno o que você entendeu. Tire uma foto e envia para o e-mail Martins.mraquel@gmail.com

“Somos seres único e Deus criou a cada um de uma forma toda peculiar e cada ser tem suas características própria e seu valor todo especial!!!”




8º e 9º anos 

 

Olá alunos, espero que estejam bem!

E em breve nos veremos.


Música “Pausa”

Cantora:  Vitória Carolina, conhecida como Vicka

 

Pausa foi escrita em 25 de março, quando a quarentena já era uma realidade na vida de muitos brasileiros. Esta música viraliza na internet.

Vicka deixou a vida atarefada que tinha em São Paulo e volta para passar a quarentena com a família, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

O que ela não esperava era que longe dos estúdios e dentro do seu lar, construiria uma letra e melodia para acalmar qualquer coração em isolamento.

Música:

https://www.youtube.com/watch?v=NoBzf6BPdEA

Após ouvir a música, para um pouco para pensar depois responda abaixo.

 

Reflexão:

É um momento bem difícil que estamos vivendo, mas sempre tem algo positivo para se observar, talvez seja a hora de pensar, o que o mundo tem a falar?

O que você poderia tirar de bom, positivo e ruim, negativo com esse momento de isolamento social?

Não era o previsto, nem tudo podemos controlar “Calma”! Tudo em breve volta ao normal.

Qual sua expectativa para esta volta ao normal?

Que mensagem a música transmite?

 

Após responder tire uma foto e envie para o e-mail

martins.mraquel@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

5ª SEQUÊNCIA DIGITAL

🚨Informamos que se encontram abertas para realização as 5ª Sequências Digitais de Língua Portuguesa e Matemática, na Plataforma CAEd. O cam...